Sempre fui fascinado pela produtividade, pelo conseguir produzir mais com menos esforço. A produtividade acompanha a evolução da humanidade: em cada salto que a humanidade fez, o trampolim sempre foi um ganho de produtividade.
Com a chegada dos computadores, e a caminho de sua banalização, os saltos de produtividade ganham um novo instrumento – podemos dizer que agora são saltos com vara.
Steve Jobs uma vez disse que “Computadores são bicicletas para a mente”. Há várias formas que essa analogia pode funcionar, entre elas o ganho de produtividade e a necessidade de aprendizagem do uso da ferramenta – a bicicleta só é útil se você souber andar nela!
Tive a sorte de assistir a chegada dos computadores pessoais, desde quando eram máquinas curiosas, praticamente um hobby. Assisti a entrada dos computadores pessoais nas empresas, uma entrada que se deu pela porta dos fundos. Depois chegou a rede local, pequena, e em seguida a Rede, a grande, a Internet – novamente tive sorte de conhecê-la nos seus primeiros passos.
O tema da produtividade sempre esteve presente. Decidi criar uma seção nesse site para tratar disso. Aqui está ela.